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AVALIAÇÃO CULTURA DE INOVAÇÃO

A cultura de inovação é compreendida como o compartilhamento de valores e crenças por indivíduos que integram uma organização a respeito da inovação, aliada à ideia de busca de competitividade. Foram construídas cinco escalas em um total de 124 itens representando cinco diferentes dimensões: Estratégias de inovação: conteúdo da cultura; Estratégias de inovação: sistema de comunicação interna; Condições do contexto interno para inovação; Relacionamento com o contexto externo à organização e Resultados: percepção da efetividade das inovações. Denominou-se o instrumento completo de Avaliação de Cultura de Inovação (ACI). Trata-se de uma medida mais abrangente que as demais disponíveis na literatura revisada que inclui diferentes aspectos da cultura de inovação validada para a realidade das organizações brasileiras com boa qualidade psicométrica.

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Reconhecimento:

Ministério da Cultura | Fundação Biblioteca Nacional | Escritório de Direitos Autorais
Certidão de Registro ou Averbação n० 692.283, livro 1.226, folha 358
Avaliação de Cultura de Inovação (ACI)
Autores: Maria de Fátima Bruno de Faria e Marcus Vinícius de Araújo Fonseca

Publicação:

Medida da Cultura de Inovação: uma abordagem sistêmica e estratégica com foco na efetividade da inovação
Autores: Maria de Fátima Bruno de Faria e Marcus Vinícius de Araújo Fonseca
Veículo: RAI – Revista de Administração e Inovação, São Paulo, v. 12, n.3 p.56-81, jul./ set. 2015.

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AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE INOVAÇÃO

O Ambiente 21 é um contexto contemporâneo caracterizado pela aceleração das mudanças tecnológicas, de mercado e de valores. O objetivo principal desse serviço é caracterizar o potencial de inovação de empresas que atuam nos diferentes ramos de atividade e setores industriais da economia. A partir da aplicação de um questionário às empresas selecionadas, será gerado um índice (índice potencial de inovação – IPINOVAÇÃO), cujo valor orientará o processo de implementação de melhorias no sentido de aumentar o potencial caracterizado.

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Publicação:

Analysis of the Innovation Potential of Brazilian Oil and Gas Companies
Autores: Marcus Vinícius de Araújo Fonseca, Maria Cristina Labuto F. P. Pinto, Paulo
Sérgio R. Alonso, Edival Dan Junior
Veículo: International Business and Management, Vol. 8, n० 2, 2014, pp.45-64.

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DIAGNÓSTICO HORIZONTES ORGANIZACIONAIS

As empresas podem alcançar poder de mercado e obter os retornos decorrentes da conquista de mercados ampliando os seus horizontes. Os quatro horizontes principais são: extensão, escala, velocidade e esfera de ação. Assim, o tamanho da empresa [tamanho da capacidade], geralmente medido em termos de produção por dia ou por ano, a variedade de itens [variedade de produtos] produzidos ou vendidos pela empresa, o número de estágios verticais de produção [sequência de produção], distribuição e marketing que são empreendidos pela empresa e o ritmo pelo qual uma inovação tecnológica [ritmo de inovação] é desenvolvida e implementada impactam o desenvolvimento de seus horizontes. As empresas expandem seus horizontes, ao longo do tempo, por meio de integração vertical, inovação acelerada, diversificação e crescimento. Os retornos da consolidação consistem em maiores receitas, menores custos e risco reduzido. As receitas são ampliadas por meio do maior poder de mercado que 2 pode ser alcançado pela expansão lateral, vertical, horizontal ou dinâmica, sendo que essa última é representada por maiores gastos em P&D. Esse serviço busca, através da realização de uma pesquisa, compor um diagnóstico, que revela o balanço entre as diferentes visões do conjunto de colaboradores desses horizontes. Uma visão alinhada dos horizontes contribui para o sucesso organizacional; de outra forma…

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Publicação:

E essa taxa de Inovação das empresas brasileiras que não cresce: um estudo sobre a visão das fronteiras organizacionais adotadas como estratégias de crescimento.
Autora: Maria do Socorro Alves Nunes Actis Pereira
Orientador: Marcus Vinícius de Araújo Fonseca
Veículo: Tese de Doutorado – UFRJ/COPPE/Programa de Engenharia de Produção, 2018

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ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO DE CLASSE MUNDIAL

Um ecossistema de inovação é o conjunto em evolução de atores, atividades, e as instituições e relações que são importantes para o desempenho inovador de um ator ou de uma população de atores. Ele emprega a nova dinâmica de gestão da inovação em prol do desenvolvimento econômico e social das regiões. Neste cenário, a criação de novos empreendimentos tem gradualmente se transformando em fonte crítica de desenvolvimento regional. Por isso, o cultivo de uma cultura empreendedora e de uma estratégia de perspectiva ecossistêmica reforça a ideia do empreendedorismo como uma prioridade pública para acelerar regiões por meio do empreendedorismo inovador.

  • Compor e liderar uma rede de difusão de conhecimento e experiências, a partir do piloto de implementação da metodologia do MIT REAP no Brasil, para o segmento de energia e sustentabilidade – o MIT REAP Rio.
  • Formar um núcleo nacional de especialistas e equipes regionais de representantes do Governo, universidade, corporações, startups e investidores de risco, para garantir a efetiva elaboração e implementação dos ecossistemas regionais de inovação.
  • Promover a criação de startups de base tecnológica e posicionar Estados e cidades brasileiras como ecossistemas de inovação e empreendedorismo.
    Crie, aprimore e integre o seu ecossistema de inovação de sua região a outros ecossistemas brasileiros, em uma rede em prol da competitividade nacional.

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Assista ao vídeo do projeto de integração de ecossistemas brasileiros
Conheça o programa MIT REAP Rio de Janeiro que posicionou o Rio de Janeiro como a capital mundial da transição energética.

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Base: Projeto no âmbito do P&D da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica onde se realizou uma série de atividades especializadas, entre os anos de 2021 a 2024, por meio do Termo de Cooperação firmado entre a COPPE/UFRJ e a PETROBRAS – Petróleo Brasileiro S.A.
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