LabrinTOS

Marcio Nobre Migon

Bacharelado em engenharia aeronáutica (com especialização em matemática) pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Marcio Nobre Migon possui bacharelado em engenharia aeronáutica (com especialização em matemática) pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA, São José dos Campos, SP, Brasil, 1993). Também possui mestrado em engenharia industrial pela COPPE/UFRJ (Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2000). Em 2002, foi admitido por meio de concurso público no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), onde trabalha até hoje. Desde 2018, possui um diploma em governança corporativa pelo IBGC e, desde 2008, um diploma em negociação pela Harvard Business School. Antes do BNDES, Marcio trabalhou na autoridade aeronáutica brasileira com certificação de aeronaves e sistemas de produção.

No BNDES, trabalhou principalmente na Divisão de Financiamento à Exportação, apoiando dezenas de operações de crédito à exportação de mais de 300 jatos da Embraer. Empréstimos baseados em ativos, mercados de capitais de dívida, ativos em dificuldades e capítulo 11 são algumas das disciplinas com as quais lidou por aproximadamente 15 anos. Atualmente, está no departamento de financiamento à inovação, após retornar de uma missão como assessor especial do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação. Suas funções atuais envolvem a atualização da política industrial brasileira, bem como inovações no mercado de capitais.

Trabalha em estreita colaboração com o braço de capital de risco do BNDES, bem como com o financiamento de maquinário. Recentemente, adquiriu uma participação em uma holding de legaltech, além de ter assumido voluntariamente o cargo de Conselheiro na Fundação Casemiro Montenegro Filho, fundação de apoio do ITA, em seu segundo mandato. Atua como conselheiro fiscal do fundo patrimonial do ITA, por nomeação da associação de ex-alunos do ITA. Finalmente, atua como Conselheiro Sênior de Governança na submissão do MIT REAP Focus Brasil 2025.

Rolar para cima