LabrinTOS

Artigo

24.09.24

Estratégia corporativa para um mundo em movimento

Autores: Hudson Mendonça, Marcus Vinicius Fonseca, Christiane Marques, Affonso Henriques Duarte e Lilian Matt.

Veiculo: MIT Technology Review Brasil

Ano: 2023

Tipo: Artigo

Resumo: A importância da estratégia corporativa tornou-se inegável no mundo dos negócios modernos, com raízes nos ensinamentos militares de Sun Tzu e subsequentemente incorporada no campo empresarial com obras de Alfred Chandler e Michael Porter. No entanto, um ambiente de negócios volátil, incerto, complexo e ambíguo (VUCA) como o atual desafia os métodos tradicionais de planejamento, com a necessidade de repensar estratégias de longo prazo em meses, em razão de inovações radicais provenientes das milhares de startups “insurgentes”. O termo VUCA foi originalmente usado no contexto militar americano após a queda do Muro de Berlim, sendo adaptado para a estratégia empresarial em 1992. A mudança para um mundo pós-bipolarizado e o surgimento em larga escala de empresas orientadas por inovação, conhecidas como startups, marcaram uma mudança de paradigma. Em vez de seguir fórmulas de sucesso comprovadas, a ênfase mudou para a inovação, a agilidade, a flexibilidade e a capacidade de adaptação, transformando a paisagem dos negócios globais e destacando o papel crítico das startups na economia moderna. A mudança de mindset pró-inovação, que surgia no mundo empresarial nos anos 1990 e início dos anos 2000, desencadeou três fenômenos que, somados, são os principais corresponsáveis pelo surgimento das “big techs”, atuais empresas líderes globais em termos de influência, tecnologia e poder econômico.

Confira o artigo completo AQUI.

Rolar para cima